terça-feira, 17 de agosto de 2010

FLUMINENSE INOVA COM GPS EM ATLETAS DE BASE


Responsável por um estudo pioneiro sobre o monitoramento do desempenho físico de atletas com base na tecnologia de GPS, o fisiologista Pedro Pereira, que esteve monitorizando o estado atlético da garotada do Flu no recém-terminado Estadual de Juniores, escreve à coluna para contar a sua novidade.

“João, sabe-se que estatísticas referentes ao desempenho físico de atletas em campo, tais como apresentadas nas transmissões da Liga dos Campeões da Europa, assim como no site da FIFA após os jogos da Copa do Mundo de 2010, têm despertado grande interesse e curiosidade, não apenas entre os profissionais do meio futebolístico e da imprensa especializada, mas também na população em geral.

“A análise de deslocamentos em campo constitui a abordagem mais específica possível para a detalhada avaliação de desempenho físico no futebol. Entretanto, até o presente momento, nenhum clube brasileiro dispõe, em sua rotina, de ferramentas consistentes para a realização deste tipo de estudo em jogos oficiais.

“Diante desta perspectiva, desenvolvi e validei cientificamente uma metodologia computacional própria para a análise de deslocamentos no futebol, baseada na tecnologia de GPS.


Juniores do Fluminense na final carioca de 2010
“Conduzi recentemente, com a colaboração do fisiologista-chefe do Fluminense, Marcio Assis, um estudo aplicado pioneiro no qual, utilizando a presente metodologia, mais de 30 atletas do clube foram monitorados durante partidas do Estadual de Juniores.

“Após os jogos, relatórios individuais de desempenho eram gerados e fornecidos aos integrantes da comissão técnica, permitindo que intervenções individuais específicas fossem realizadas, tanto no âmbito da preparação física, quanto da parte tática, de posicionamento e movimentação em campo, apresentando-se um feedback claro e objetivo aos atletas”.

Mais sobre a inédita metodologia do fisiologista em

http://suaperforma.com.br/Release_Pedro_Pereira_GPS

Nenhum comentário: